OUÇA "VOGA" NOVO DISCO DA COUTTO ORCHESTRA



04/10/2016

OUÇA "VOGA" NOVO DISCO DA COUTTO ORCHESTRA


Alisson Coutto (teremim, programação eletrônica, baixo e coro), Vinícius Bigjohn (sanfona, programação eletrônica e coro), Rafael Ramos (violão, baixo, teclado e coro), Fabinho Espinhaço (bateria) e a tripulação do barco composta por cinegrafistas, fotógrafos, figurinistas e produção, embarcaram numa viagem de 25 dias percorrendo povoados ribeirinhos do São Francisco captando sons, elementos, imagens e histórias que fazem parte deste segundo trabalho da banda. 
 
 
No disco, os sons ribeirinhos se tornam instrumentos e a banda, essencialmente instrumental, experimenta pela primeira vez a inserção vocal. O canto em coro é um dos elementos mais fortes no cotidiano daquelas comunidades, presente no canto de trabalho das lavadeiras, catadores de mangaba, dos vaqueiros que tocam o gado ou no canto solitário do capitão que desce o rio. Diante disso, a voz é usada como interferência estética e sonora, como se fosse um outro instrumento desta orquestra. A inserção de letra é cuidadosamente pautada pela poética das águas, sob o olhar onírico de um capitão que parte para sua última viagem pelo São Francisco. E é ele o personagem condutor de todas as faixas do disco e de todo o lirismo que elas imprimem.
 
 
Nordeste contemporâneo “Voga” significa o movimento ritmado das remadas das embarcações, mas também "moda nova" ou "aquilo que está em evidência" e isto dialoga diretamente com a proposta deste novo disco: apresentar por meio de suas canções um nordeste contemporâneo, que se aproxima do mundo marcando presença nesta aldeia global pro meio da música. 
 
 
Como um "barco de fogo" que parte do São Francisco e navega os quatro cantos da aldeia, Voga reúne elementos da cultura ribeirinha com diversas sonoridades mundo afora. Uma provocação estética, mas também um convite para estreitar a relação da música entre mundos aparentemente díspares, onde sanfona, o barulho de motor do barco e canto de aboiadores sob efeitos eletrônicos sugerem um nordeste essencialmente estranho à própria imagem e semelhança.
 
 
O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento por cinco cidades, foi vencedor da primeira edição da categoria Voto Popular do edital nacional do Natura Musical 2015. A campanha de voto popular durou 26 dias, registrou mais de 750 mil votos e teve a Coutto Orchestra e o cantor e compositor Almério como favoritos do público entre cinco projetos indicados pelos especialistas. Conheça os finalistas do Voto Popular 2016  AQUI.
 
 
 
 
01_Voga