OUÇA O DISCO “MELHOR DO QUE PARECE” D'O TERNO



26/08/2016

OUÇA O DISCO “MELHOR DO QUE PARECE” D'O TERNO


Se no disco anterior a cor cinza estava mais do que presente, em Melhor do que Parece as cores são diferentes. O terceiro disco autoral do trio paulistano chega com uma sonoridade solar e vibrante. As composições de Tim Bernardes, que seguem o estilo da banda de serem muito variadas, neste disco parecem ter também uma unidade, numa espécie de otimismo filosófico diante da época tecnológica, efêmera e acelerada do sujeito contemporâneo. Ainda assim, há uma diversidade de temas; de um samba psicótico à la Nelson Cavaquinho e Tom Waits, para o humor cronista de “Culpa”, o surrealismo narrativo em “Lua Cheia”, a simplicidade de “Nó”, ou o lirismo rock n’ roll de “Vamos Assumir”.

 

De uma maneira simultaneamente pop e experimental, O Terno parece expandir ainda mais suas fronteiras musicais.

 

 

Com mais tempo em estúdio e instrumentações até então não exploradas pela banda, como cordas, sopros e até harpa, O Terno cria universos fantásticos e climas, onde a MPB orquestrada da virada dos 60 para os 70 se encontra com o que há de novo no indie, de maneira autoral. As diversas influências da banda, de Clube da Esquina à Fleet Foxes, dos Festivais da Canção a Mac Demarco, Mutantes e Alabama Shakes parecem se misturar para se transformar nessas novas canções que soam, mais do que nunca, como”O Terno”.

 

 

Gravados no Estúdio Canoa, Melhor do Que Parece é um registro do jovem trio que mostra entrosamento e espontaneidade musical vinda de um período de muita estrada para a banda, que, desde a entrada de Biel Basile (em janeiro de 2015) na bateria, excursionou exaustivamente, passando por grandes festivais como o Lollapalooza Brasil 2015 e o Primavera Sound 2016, em Barcelona, e chega mais madura e experiente com esse novo álbum.

 

 

O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento, foi contemplado pelo edital Natura Musical São Paulo de 2015.

 

O Terno é:

 
Gabriel Basile - Bateria e percussão
Tim Bernardes - Guitarras, teclados, coros e voz
Guilherme d'Almeida - Baixo
 
Ficha Técnica
 
Gravado por Gui Jesus Toledo e O Terno no Estúdio Canoa
Mixado por Gui Jesus Toledo e O Terno no Estúdio Canoa
Masterizado por Fernando Sanches no Estúdio El Rocha
Produzido por O Terno e Gui Jesus Toledo
Direção Musical - Tim Bernardes
Arte e diagramação - Talita Hoffmann
Gravado em Janeiro e Fevereiro 2016
Mixado em Abril 2016
Masterizado em Junho 2016
 
 
 

 

01_O_Terno_-_Culpa