ARRAIAL DO PAVULAGEM - LIVRO DE MÚSICAS E CÉU DA CAMBOINHA


Ceu_da_CamboinhaArraial do Pavulagem - Céu da Camboinha

30/03/2017

ARRAIAL DO PAVULAGEM - LIVRO DE MÚSICAS E CÉU DA CAMBOINHA


As canções do Pavulagem contam histórias de afeto e pertencimento, e escrevem os contornos da paisagem sonora do grupo musical criado em Belém do Pará no final da década de 80. Agora, esse legado construído em 30 anos de carreira ganha um novo capítulo, publicado num songbook, a ser lançado dia 31 de março, no Teatro Estação Gasômetro.
 
 
“Arraial do Pavulagem – Livro de Músicas” reúne 42 composições assinadas por Júnior Soares e Ronaldo Silva, os fundadores do grupo. Os trabalhos foram selecionados a partir dos discos gravados da banda e transformam palavra escrita em permanência, em recurso para ampliar o acesso de estudantes e professores e toda uma geração de pessoas interessadas em percorrer com o Pavulagem essa jornada musical pelos territórios de afetos da Amazônia, porque é desse lugar e dessa natureza a música praticada pelo grupo. A sonoridade que ecoa é um ato criativo lapidado nas experiências de parceria e pesquisa, no laço tecido na reverência aos mestres de cultura popular, cujo saber e talento inspiram o repertório do Arraial do Pavulagem.
 
 
A publicação bilíngue apresenta, em suas 128 páginas, um roteiro musical com breve introdução sobre os ritmos praticados pelo grupo (retumbão, mazurca, chula marajoara, quadrilha junina, xote bragantino, carimbó, banguê e toada de boi-bumbá) e como são expressados na sonoridade construída pelo Arraial do Pavulagem.
 
 
O livro foi pensado para atender profissionais da música, que leem partituras, e também para quem se interessa por tocar sem pretensões e se utiliza das letras cifradas. Independentemente do público, por meio do material produzido, todos podem conhecer e aprender o toque musical do grupo, que traz ainda um disco com 19 músicas selecionadas, exemplificando os ritmos abordados no livro.
 
O roteiro musical foi proposto para contribuir com processos pedagógicos de musicalização e como ferramenta de valorização, fomento e difusão da música brasileira praticada no Pará. São canções que embalam os shows nos palcos e nas ruas e que são trilhas sonoras da vida de tanta gente em 30 anos de estrada. ”São cantigas que contam a história e a caminhada lúdico-musical do Arraial do Pavulagem por esses Brasis Nortistas”, diz Ronaldo Silva.
 
 
As canções do livro
 
Alumiará; Balança Boi Azul; Balança de Ouro; Bangue na Chuva; Baque Regueado; Barca da Jaciara; Barca da Lua; Barreira do Mar; Batalhão da Estrela; Boi Encantado; Cachoeira Prateada; Canoinha; Capitulador; Carimbó da Ilha; Céu da Camboinha; Estrela da Manhã; Festejo; Fiapo no Dente; Filhos da Madrugada; Iniciais BP; Lua Jardineira; Malena Mariá; Mandarins; Marujada de São Benedito; Mastro Bastião; Mensageiro do Arari; Namoro Marcriado; Passarinho da Barreira; Princesa do Marajó; Quadrilha de Salvaterra; Quadrilhão de Rua; Quadrilhão do Guajará; Rara Beleza; Realeza do Guamá Recado; Retumbão do Caeté; Reunida; Rosa Vermelha; Rota da Estrela; Sotaque de Reggae Boi; Teu Olhar; Toada do Igapó.
 
 
 
Serviço do show
Lançamento do livro com show  no Teatro Estação Gasômetro.
Dia 31 de março, às 19h
Ingressos antecipados por R$ 20. 
 
 
 
BAIXE O LIVRO AQUI